A essa altura, provavelmente já estudei mais airdrops do que a maioria das pessoas no espaço. Como resultado, comecei a formar algumas observações generalizadas sobre o que torna um airdrop bom ou ruim. EigenLayer tem sido o exemplo de alto perfil mais recente de não executar um airdrop, com o qual acho que todos podemos aprender, mas há inúmeros outros exemplos que podemos continuar a listar.
Ampliando o zoom, acho que, antes de tudo, a atitude da equipe é crítica para avaliar como fazer isso. Se houver algum motivo subjacente de ganância, eles aparecerão de forma bem explícita. Portanto, por mais piegas que pareça, aterre-se. Seus usuários não são burros. A comunidade criptográfica mais ampla não é burra. Os investidores não são burros. Cada ação que você fizer será analisada e testada para saber se suas intenções foram positivas ou não. Escrevo isso porque tenho a sensação de que as equipes acham que estamos em 2021, onde você pode executar um manual enganoso e ninguém saberá o que você está fazendo. O mercado é muito mais inteligente e já vimos a maioria das variações da maioria dos golpes/ponzis.
Você quer entrar em um airdrop com a mentalidade de “tokens criptográficos são novas maneiras de bootstrap valor de uma forma que nunca foi possível e para todos ganharem”. Se você puder manter essa mentalidade o máximo possível, suas ações devem ser guiadas de uma forma bastante saudável.
A desconexão entre realidade e expectativas é provavelmente o que causa muita raiva nesses airdrops. Quanto menos uma equipe diz, mais risco corre de estar desalinhada com seus usuários e comunidade. Vamos dar uma olhada em algumas maneiras comuns pelas quais as equipes não alinham expectativas e as maneiras pelas quais elas levam a um resultado ruim.
Esta é a primeira coisa que deve ficar clara para as pessoas: quanto do suprimento está realmente sendo alocado para o airdrop. Ao não divulgar isso cedo, você corre o risco de as pessoas serem enganadas sobre o quanto você realmente valoriza suas contribuições. No caso da EigenLayer, eles estavam promovendo o airdrop para a lua apenas para revelar que estavam dando aos seus primeiros apoiadores míseros 5% do suprimento. Embora tenham conseguido acumular US$ 15 bilhões em TVL, eles violaram a confiança de seus usuários e se abriram para a concorrência. A queda no TVL será uma métrica interessante de se ver e algo que estarei acompanhando de perto. Se você não tem certeza de qual é o valor certo, ter discussões com o máximo de partes interessadas lhe dará um bom guia. Não acho que 5% seja o número errado, é só que as expectativas estavam à frente da realidade.
Em quais países as pessoas são elegíveis para o airdrop e quais não são. Esse foi provavelmente o maior erro da EigenLayer. Eles queriam o TVL de pessoas em todo o mundo, mas não queriam ter o risco legal associado a esses mesmos países. Caso clássico de querer o melhor dos dois mundos de uma forma injusta. Ou eles tinham que traçar a linha na areia e ser francos com as pessoas nos EUA e usuários asiáticos de que eles não seriam elegíveis ou aceitar o risco legal que vem com isso. Muitas equipes têm medo do risco legal em criptomoedas a ponto de prejudicar suas próprias chances de sucesso. Não importa o que você faça, você eventualmente terá que lutar contra Gary se for bem-sucedido o suficiente.
Agora estamos entrando no âmago da questão de como você realmente distribui tokens. É aqui que o desafio aumenta exponencialmente. O dilema comum que surge nessas etapas é:
No entanto, esses dois objetivos estão em conflito direto um com o outro. Se você decidir que pequenos usuários devem obter algo de qualquer maneira, agora há um forte incentivo para dividir sua carteira e atingir os critérios mínimos de elegibilidade para obter o airdrop. Ao tomar uma posição contra as baleias (seus maiores clientes), você as encoraja a também dividir suas carteiras. Tenho uma tese sobre como resolver isso, mas vou deixar para outra hora. A melhor abordagem que parece ser o padrão da indústria no momento é:
Embora isso deixe muito espaço para melhorias, esse é o melhor que as equipes podem fazer agora com os recursos que têm. Embora não haja uma maneira certa de fazer isso, a pior maneira é ser opaco sobre essa estrutura e como ela foi determinada.
O problema com os esquemas de distribuição de tokens que têm níveis e não são perfeitamente lineares é como você diferencia entre pequenos usuários e sybils? Muitos projetos lutam para diferenciá-los. Cada equipe parece lidar com isso de maneiras diferentes. Algumas das quais incluem, mas não estão limitadas a:
Criar esquemas de “auto-relato” como LayerZero ou Hop, onde os usuários denunciam uns aos outros ou o projeto recebe ajuda da comunidade
Usando clustering on-chain (visa apenas fazendeiros industriais de grande porte que saem da Binance)
Selecionando atributos baseados em reputação para os quais a maioria das síbilas não se qualificaria
Essas escolhas são classificadas da mais fácil para a mais difícil. Infelizmente, todos esses problemas são, na verdade, apenas problemas de segmentação de dados, e não quaisquer dados — big data. Escreverei mais sobre isso mais tarde.
Esta é outra escolha que impacta como seu airdrop acontece. Para esclarecer, os modelos de reivindicação são aqueles em que o usuário tem que obter o airdrop para si mesmo, enquanto o direto para a carteira é onde eles magicamente acabam com você. A conveniência do último é ótima, no entanto, pode basicamente levar os usuários a despejar instantaneamente é muito maior, pois as pessoas que não sabiam que eram elegíveis ou mesmo prestando atenção de perto venderão para obter seu dinheiro. O argumento também pode ir para o outro lado, que é mais difícil gerar conscientização para não detentores de tokens.
Uma síntese para esse dilema seria dividir o airdrop em uma reivindicação e um direto para a carteira, mas ainda não vi isso acontecer — é só uma ideia!
Se há uma coisa que mais importa, é o preço e a subsequente avaliação do token! Uma coisa que as equipes devem estar cientes é quais são as cláusulas para outras classes de detentores receberem liquidez e se os tokens bloqueados podem ser apostados ou não. Quanto mais favoráveis forem os termos para os insiders, mais o airdrop será visto como um evento de liquidez e encorajará todos os outros a serem orientados para o curto prazo. Alguns anos atrás, as equipes podiam se safar com muitos truques do livro e o mercado posteriormente se tornou mais inteligente. Se você precisa reestruturar as coisas com os investidores, faça isso. Um airdrop ruim nunca vale a pena.
De qualquer forma, isso encerra este artigo. Eu queria escrever este artigo como uma forma de sintetizar muitas abordagens diferentes que vi no mercado e selecioná-las para qualquer outra pessoa que possa estar pensando em fazer um airdrop. A única coisa que é verdade em todos os casos é que as ferramentas para executar bons airdrops estão severamente ausentes e algo que estou muito animado para compartilhar, pois nossa pilha de dados na 0xArc nos permite fazer análises em larga escala de alta qualidade de milhões de carteiras em várias cadeias. Até lá, continuarei dando pequenas dicas de como acho que esse problema será melhor resolvido.