O Negócio da Fidelidade no Padrão Fiat
Trabalhei na Mastercard pelos últimos dez anos, no escritório de São Francisco, criando soluções de ofertas vinculadas a cartões para impulsionar a fidelidade dos comerciantes. É um negócio fascinante, onde os portadores de cartão recebem ofertas de comerciantes entregues por meio de seus bancos, fornecendo a eles um desconto se fizerem um gasto qualificado em comerciantes participantes. Abaixo está um exemplo de uma amostra dessas ofertas/negócios da minha conta bancária pessoal do Wells Fargo.
As ofertas impulsionam a aquisição de novos clientes, reativam clientes inativos e impulsionam maior frequência de gastos e ‘tamanho de cesta’ de clientes existentes. No geral, a solução de marketing é muito eficaz em impulsionar o comportamento de gastos incrementais, principalmente por meio de canais de pagamento com cartão de crédito (alguns cartões de débito).
Digite Bitcoin
O Bitcoin como meio de troca não recebe muita atenção, já que os bitcoiners devem fazer Hodl de seus bitcoins e há uma ansiedade compreensível sobre incorrer em eventos tributáveis de gastos, mas deixando essas preocupações de lado por um minuto, vamos examinar a oportunidade de negócios para impulsionar a lealdade do comerciante em trilhos de bitcoin em vez de trilhos fiduciários. O que muda? Não é exagero dizer que o bitcoin transforma completamente a proposta de valor para entregar um superávit econômico descomunal nunca visto antes, com eficiência e casos de uso que o fiduciário nunca pode igualar.
Custos
O fornecimento de qualquer programa de ofertas de comerciantes fiduciários é um empreendimento caro, que exige uma pilha de tecnologia significativa e complexa e uma equipe de pessoas para: credenciar comerciantes participantes, confirmar o contrato do comerciante, atribuir ofertas a portadores de cartão sujeitos a orçamentos de marketing previstos, detectar eventos de gastos qualificados, recompensar portadores de cartão resgatados com créditos de extrato, compilar relatórios para comerciantes para mostrar a eficácia do programa e reconciliar o faturamento. Mais importante, todos os gastos do consumidor são direcionados ao canal de pagamentos mais caro (para o comerciante); cartão de crédito.
Os trilhos do Bitcoin eliminam um número significativo de etapas neste processo. Os comerciantes poderiam participar de um modelo mais parecido com o Google Adwords por meio de um portal de autoatendimento credenciando por meio do comprometimento do bitcoin para financiar o orçamento de marketing em tempo real (o que também pode ser descontinuado em tempo real – nunca possível em programas de oferta fiduciária). O banco e o processador de cartão não estão mais envolvidos como guardiões na solução de ponta a ponta; eles, e seus custos/taxas associados, são completamente eliminados da cadeia de valor. Mais importante, as transações de resgate agora são todas conduzidas em trilhos de baixo custo da Lightning Network, eliminando não apenas os custos diretos da taxa de cartão de crédito (normalmente 3% ou mais), mas também os custos indiretos de estornos e fraudes.
Novos paradigmas
Os trilhos Fiat significam que os consumidores que participam do programa de oferta comercial do seu banco normalmente não recebem nenhuma notificação no ponto de venda de que obtiveram seu desconto com sucesso, e o desconto em si não aparece como um crédito no extrato até dias depois. Um banco pode investir em uma solução de resgate de oferta com notificação em tempo real, mas é proibitivamente caro e complexo fazer isso, e tem que ser feito banco por banco; muito poucos fazem isso, e não há um protocolo universal para ser alavancado.
O financiamento comercial das ofertas fiduciárias deve ocorrer antecipadamente por meio do pré-financiamento de um orçamento comprometido, ou o pagamento é efetuado com o típico acordo de crédito do tipo “30 dias”, apoiado por obrigações contratuais.
Os trilhos do Bitcoin derrubam completamente essas estruturas legadas. Os consumidores não podem apenas receber notificação em tempo real no ponto de venda quando aproveitam uma oferta nativa do bitcoin, para obter aquela paz de espírito visceral, mas eles receba o desconto em tempo real também. Não só isso, mas ‘pagamentos divididos’ são suportados por tecnologias como LN Bits e Bolt 12, onde o provedor/empresa de oferta nativa do bitcoin também pode receber o pagamento em tempo real no mesmo evento de ponto de venda. Isso essencialmente torna a etapa de ‘faturamento’ fiduciário obsoleta. Os comerciantes também podem alterar os valores da oferta, os limites mínimos de gastos e, o mais importante, o inventário de ofertas/descontos restantes (o orçamento de marketing) com os quais eles querem se comprometer, em tempo real; tais mudanças são impossíveis por meio dos canais fiduciários, o que requer comprometimento de orçamento com semanas de antecedência. Estou apenas arranhando a superfície da longa lista de vantagens injustas que o bitcoin traz para a mesa no fornecimento de um programa de ofertas de comerciantes, mas vou deixar isso aqui, por enquanto.
Ressalvas
Alcance: Um programa de oferta é essencialmente um mercado de dois lados e é importante ter o maior público possível de consumidores para fazer com que a participação do comerciante valha a pena. O público bitcoiner, e o que eu chamo de público ‘curioso sobre bitcoin’, ainda são segmentos relativamente pequenos, embora crescentes.
Segmentação: Os programas de oferta de comerciantes Fiat têm uma bala de prata que atualmente não está disponível no bitcoin, pelo menos diretamente; histórico de transações do consumidor. Esse histórico permite que o comerciante gaste cuidadosamente seu orçamento de marketing em segmentos específicos de consumidores, como grupos novos, inativos e fiéis. Esta é uma ferramenta inestimável para garantir o maior retorno sobre o gasto com publicidade (ROAS) e também permite relatórios de “incrementalidade” de teste versus controle antes e depois, comprovando o aumento de gastos da campanha de marketing que é altamente convincente e útil para comerciantes que precisam justificar o gasto de dinheiro nas campanhas de oferta.
Dito isso, eu diria que essas ressalvas são atenuadas pelo potencial dos comerciantes de atrair o segmento bitcoiner, mesmo que de forma ampla e não direcionada, já que o segmento é muito valioso; distorcendo os comerciantes ricos, influentes e extremamente leais aos bitcoiner. Há uma vantagem de pioneirismo para qualquer comerciante em seu setor/categoria para atrair esse segmento inestimável primeiro.
O acima é um exemplo de como o bitcoin elimina custos do sistema legado, como nunca antes, desbloqueando margens muito maiores para comerciantes e entregando uma experiência de consumidor mais imediata, visceral e satisfatória. Esta longa lista de vantagens injustas entregues por ofertas de comerciantes nativos do bitcoin não pode ser copiada por nenhum concorrente operando em trilhos fiduciários. Isto é baseado em meus últimos dez anos de experiência trabalhando em programas de fidelidade de comerciantes CLO.
Michael Saylor diz para “Comprar bitcoin e esperar”. Para muitos de nós bitcoiners, temos a oportunidade de não apenas ‘esperar’, mas de ajudar proativamente a impulsionar a hiperbitcoinização. Estou dando esse passo com ofertas de comerciantes, alavancando minha expertise e experiência para dar vida a ofertas nativas de bitcoin. Estou curioso sobre quais economias de custo drásticas e novos casos de uso exclusivos outros bitcoiners podem descobrir ao refletir sobre sua experiência e expertise de trabalho em mineração fiduciária, reimaginando-a através das lentes do bitcoin.
Este é um guest post de John McCabe. As opiniões expressas são inteiramente suas e não refletem necessariamente as da BTC Inc ou da Bitcoin Magazine.