À medida que cada airdrop sucessivo acontece no espaço, o meta se torna mais cansado, manipulado e controverso. Os airdrops são uma proposta perdedora, exceto para os fazendeiros e operadores de bots mais elitistas. Esqueça os usuários genuínos, até mesmo fazendeiros de curva média estão começando a experimentar ROIs negativos na agricultura de muitos dos últimos lixos quentes que estão surgindo.
Alguns estão declarando a morte dos airdrops, mas acho que isso derrota o propósito do motivo pelo qual estamos aqui em primeiro lugar. Resolver o problema da distribuição de tokens é um dos problemas de ordem mais alta que podemos resolver para desbloquear uma nova geração de casos de uso. Então, como realmente resolvemos isso? Minha crença, e lentamente de muitos outros, é que os incentivos de reputação são a resposta. Mas antes de chegarmos lá, vamos entender o problema mais profundamente.
DEX #432 em L2 EVM #42 adquiriu uma “comunidade” de usuários e está tentando descobrir como eles vão descobrir a quem dar tokens. As coisas óbvias com as quais eles começam são fatores como:
Quanto volume um usuário negociou
Quanto eles contribuíram em liquidez como um LP
Quanto o usuário contribuiu em taxas
Mas o problema é que eles acabam em um airdrop perfeitamente linear. Então eles começam a adicionar níveis arbitrários para garantir que o nível mais baixo de usuários receba algo no mínimo. Agora a questão é como você garante que as pessoas no nível mais baixo sejam “legítimas” ou dignas. Ou melhor ainda, como você as cultiva e coloca seu exército de bots para trabalhar? Bem, você começa a descobrir quais métricas você gostaria de extrair em uma camada social. Exemplos incluem, mas não estão limitados a:
Discussão no Discord
Engajamento no Twitter
Contribuições do GitHub
Participação na governação
À medida que as equipes tentam extrair o máximo dos níveis mais baixos, elas acabam criando muitos obstáculos para usuários genuínos, e o caso mais provável é que qualquer um real opte por sair. Os incentivos do sistema acabam de uma forma que, para obter o valor do seu dinheiro, você seleciona adversariamente os piores usuários que passarão por tantos obstáculos para obter seu airdrop transformador. No entanto, se reexpressarmos isso de outra forma, o que estamos dizendo é que as equipes querem coletar mais dados sobre seus usuários para formar reputação local. Quero que você entenda o que esse termo significa porque vamos contrastá-lo. Na minha opinião, reputações locais são atividades que um endereço realiza dentro de um ecossistema para construir uma noção de quem ele é. Essas são todas as coisas que listei acima. O problema com reputações locais é que você tem que recomeçar do zero o tempo todo. Quando você chega ao seu 10º Discord dizendo gm por 100 dias seguidos, você está cansado pra caramba. Os memes são cansativos. Todo mundo provavelmente está usando o ChatGPT para gerar memes em massa agora de qualquer maneira. Os fundadores se sentem ótimos, no entanto. “Olhe para toda essa atividade que temos, Morty — nós conseguimos”! Temos um sistema de métricas locais baseadas no uso em um único ecossistema.
Queremos fazer a transição para métricas globais baseadas em reputação em vários ecossistemas. Se ao menos tivéssemos um sistema de identidade persistente… o que fazemos com chaves públicas vinculadas a todas as suas atividades! Existem alguns desafios de engenharia difíceis com a criação de sistemas de reputação baseados em incentivos globais que guardarei para outro artigo. No entanto, a tese subjacente de como os incentivos de reputação funcionam é que, em vez de basear seus critérios de incentivo no que alguém fez puramente em seu ecossistema, você começa a comparar sua reputação/uso é semelhante ou outros ecossistemas. Com isso, usuários genuínos que inibem comportamentos desejáveis podem importar suas ações anteriores para um novo contexto. Já vemos essa tese se desenrolando com coisas como aplicativos Farcaster e SocialFi, onde seu gráfico social pode ser importado para muitos contextos. A razão pela qual não é super forte, no entanto, é porque muitos dos gráficos sociais sem permissão, como Farcaster, têm conjuntos de dados muito ruidosos que dificultam a separação do sinal do ruído. Os bots podem falsificar grandes seguidores, os dados de texto são baratos para gerar e transmitir pela rede, etc. No entanto, isso nos dá um vislumbre do mínimo!
No entanto, há uma tendência direcional que precisará acontecer ou acontecerá à medida que os sistemas de incentivo à reputação entrarem em operação: o fato de que carteiras com históricos mais longos valerão mais do que carteiras criadas ontem. Se você avançar aproximadamente 10 anos no futuro, você realmente terá preços de mercado para chaves públicas. Essas chaves terão identidades infalsificáveis que as pessoas desejarão adquirir por uma variedade de razões. Quanto mais ações e tempo uma carteira tiver, melhor ela poderá ser observada e compreendida pelos observadores. Quanto menos histórico uma carteira tiver, menos provável será que ela se beneficie dos observadores da rede. Nossa metatendência atual de airdrop incentiva novas carteiras e a divisão de carteiras inúmeras vezes, o que destruirá o valor líquido, pois a oportunidade de construir identidades valiosas está sendo perdida. Isso significa que a privacidade tem um custo real, mas acho que isso sempre foi verdade — será apenas mais pertinente nesta nova era.
De qualquer forma, é isso para este artigo. É uma questão de quando, não se, este mundo se tornará materialmente verdadeiro. No entanto, isso não acontecerá sem resolver alguns desafios subjacentes em uma camada de engenharia e social. Se você estiver interessado em aprender mais, entre em contato comigo.